DEPARTAMENTO CONTÁBIL
É o setor responsável por auxiliar o empresário na gestão administrativa de seus negócios, gerando informações, dados e planilhas necessárias para que este possa ter a real noção financeira de sua empresa, proporcionando o suporte completo para a correta tomada de decisões.
Atribuições de um setor contábil:
- Organização e Classificação Contábil dos Documentos da Empresa;
- Realizar a Execução e Controle de Planilhas e Relatórios de Contabilidade;
- Digitação dos Documentos Classificados (Escrituração Contábil);
- Conciliação de Contas da Contabilidade;
- Classificação e Análise da Documentação Contábil e de Fluxo de Caixa;
- Emissão e Analise de Balancetes Periódicos;
- Emissão e Analise de Balanço Patrimonial;
- Controle do Ativo Imobilizado;
- Demonstrativos de Índices Financeiros;
- Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstrativo de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
- Demonstrativo das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstrativo das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR);
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física;
- SPED ECD/ECF;
- Livro Razão;
- Livro Diário;
- LALUR;
- E-LACS.
Em complemento às atividades desenvolvidas pelo Setor Contábil, devemos destacar o Setor Societário, que desenvolve atividades extra contábeis e fiscais junto aos diversos órgãos públicos.
DEPARTAMENTO FISCAL
Compreende a escrituração de documentos fiscais, apuração e o envio de impostos e obrigações acessórias, bem como a orientação e controle de aplicação dos dispositivos legais vigentes, sejam federais, estaduais ou municipais de eventuais procedimentos de fiscalização tributária e o atendimento das demais exigências previstas em atos normativos.
Escrituração de documentos fiscais:
- Escrituração de Notas Fiscais de Serviço Eletrônico (NFS-e) e Notas Fiscais de Serviço Avulsa (NFSA), emissão de relatório das notas escrituradas para conferência junto ao cliente;
- Escrituração de Cupons Fiscais; Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e); Notas Fiscais Avulsa (NFA); Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e); Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e); Notas Fiscais de Serviço de Comunicação e Telecomunicação (NF Mod 21/22) etc. e a emissão de relatório dos documentos escriturados para conferência junto ao cliente;
- Apuração dos impostos federais retidos na fonte de serviços tomados e a emissão de relatório de notas fiscais com retenção de impostos federais para conferência junto ao cliente.
Apuração e envio de guias dos seguintes tributos:
- Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
- Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
- Contribuição Social Retida na Fonte (CSRF);
- Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);
- INSS Retido na Fonte;
- Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
- Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica das empresas optantes pelo Lucro Presumido (IRPJ);
- Contribuição sobre o Lucro Líquido das empresas optantes pelo Lucro Presumido (CSLL);
Envio de obrigações acessórias:
- Declaração de Serviços (DS);
- Guia de Informação Mensal (GIM);
SINTEGRA
- SPED Fiscal (ICMS/IPI);
- SPED Contribuições (PIS/COFINS).
Pedido eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso de Declaração de Compensação (PER/DCOMP);
Acompanhamento dos processos administrativos de parcelamento perante Secretarias Estadual e Municipal de Tributação, Receita Federal do Brasil e respectivas procuradorias fiscais vigentes;
Acompanhamento mensal da situação fiscal perante as Secretarias Estadual e Municipal de Tributação e a Receita Federal do Brasil.
DEPARTAMENTO PESSOAL
É o setor especializado na realização de todas as burocracias necessárias para garantir os diretos e deveres dos trabalhadores e da empresa. Por esse motivo a sua rotina é ligada a cálculos de diversos tipos de valores e entregas no prazo estipulado. Entre as principais tarefas do setor, estão:
Procedimentos Admissionais;
Realiza processo de contratação de novos funcionários organizando toda a documentação necessária para a efetivação desse procedimento. Recolhe os documentos do colaborador, elabora o contrato de trabalho, cuida do registro na carteira profissional, dos exames médicos, entre outros.
Controle de Ponto;
O ponto é o documento comprobatório de que o funcionário esteve presente no trabalho, da duração da jornada diária e das pausas realizadas. Ele é usado como base para calcular o salário que o funcionário tem direito em determinado mês, por isso, seja de modo manual ou por meio de um software, sua marcação deve ser fiscalizada adequadamente.
PIS / FGTS;
Também cabe ao departamento fazer a inscrição dos funcionários no PIS (Programa de Integração Social), fazer o cálculo do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) e enviar os valores ao financeiro para a realização dos depósitos.
Entrega de Vale Transporte e Alimentação;
Entregar mensalmente o vale-transporte aos colaboradores e, quando há, também o benefício da cesta básica.
Elaboração de Folha de Pagamento;
Elaboração e conferencia de folhas de pagamento, com os valores dos salários e todas as informações exigidas pela legislação, e as encaminha ao departamento financeiro para que os pagamentos dos profissionais seja efetuado.
Procedimentos Demissionais;
Elaboração de aviso prévio, baixa de contrato de trabalho, cumprimento dos termos de rescisão, cálculo de valores, homologação, entre outros.
Elaboração e Entrega de Obrigações Acessórias;
Determinadas entidades governamentais solicitam das empresas dados sociais de seus trabalhadores para levantamento de pesquisas, projetos, estudos e programas relacionados ao mercado de trabalho.
O recolhimento dessas informações é feito por meio de sistemas oficiais, como o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), o Ministério do Trabalho solicita a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), e sempre que uma pessoa é admitida ou demitida, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) deve ser preenchido e e-SOCIAL.
Além disso, encaminha outras informações como a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), que é solicitada pela Receita Federal para informar o montante dos rendimentos pagos ou creditados aos funcionários durante o ano base.
Além disso, encaminha outras informações como a Declaração do Imposto de Ren
da Retido na Fonte (DIRF), que é solicitada pela Receita Federal para informar o montante dos rendimentos pagos ou creditados aos funcionários durante o ano base.